top of page

A importância da vida prática no método Montessori.

A vida prática montessori é uma das principais atividades presentes no método montessori e consiste em ensinar habilidades práticas do dia a dia para as crianças. Essas atividades são organizadas de maneira que as crianças possam praticá-las sozinhas, sem a supervisão de um adulto, e desenvolver sua independência, autonomia e autoconfiança. Essas habilidades práticas incluem desde cuidar de si mesmo (como vestir-se, escovar os dentes, pentear cabelos), cuidar do ambiente (arrumar a cama, limpar a mesa, varrer o chão) até atividades mais complexas como cozinhar ou costurar.

A importância da vida prática montessori para as crianças em casa está relacionada ao desenvolvimento da coordenação motora fina, aprimoramento da concentração e da memória, e ao desenvolvimento da habilidade para resolver problemas de forma autônoma. Além disso, a prática da vida prática ajuda na construção da autoestima e autoconfiança da criança e incentiva a independência e responsabilidade.

Portanto, a vida prática montessori é uma forma essencial para um desenvolvimento saudável e integral das crianças. Elas aprendem a ser mais independentes, responsáveis e confiantes, enquanto desenvolvem habilidades importantes que serão úteis ao longo da vida.



7 visualizações0 comentário
bottom of page